O presidente da Ucrânia anunciou novas medidas punitivas contra pessoas e organizações associadas à Rússia, reforçando os esforços de coordenação com parceiros internacionais.
O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, revelou hoje a imposição de novas sanções direcionadas a indivíduos e entidades ligadas à Rússia. Em mensagem partilhada no seu canal de Telegram, Zelensky destacou que "a orientação das sanções é inequívoca: visam aqueles que apoiam a guerra, assim como suas associações que operam sob a tutela do regime russo".
De acordo com Zelensky, as medidas focam-se em "pessoas que financiam organizações terroristas, praticam fraudes financeiras e implementam esquemas para contornar sanções em benefício da Federação Russa". Além disso, mencionou que os alvos incluem "propagandistas russos" e "membros de grupos mafiosos que contribuíram para a sustentação do regime de Putin".
O presidente ucraniano concluiu sublinhando que "estamos a empenhar-nos para alinhar as sanções impostas pela Ucrânia com o regime de sanções da União Europeia e outras jurisdições relevantes mundialmente".