A presidente da Comissão Europeia pediu tempo até 9 de julho para alcançar um entendimento satisfatório nas negociações comerciais com os EUA, durante conversa com Trump.
A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, teve hoje uma conversa produtiva com o presidente dos EUA, Donald Trump. Na discussão, von der Leyen expressou a necessidade de mais tempo, levando a um prazo até 9 de julho, para que se possa chegar a um "bom acordo".
“A União Europeia e os Estados Unidos têm a relação comercial mais significativa e próxima do mundo. Estamos prontos para avançar rapidamente nas conversações e na tomada de decisões”, afirmou von der Leyen nas redes sociais.
Desde que assumiu o cargo, Trump tem implementado várias tarifas contra parceiros comerciais, algumas das quais foram suspensas, incluindo uma tarifa básica de 10% sobre todos os seus parceiros. Para a UE, essa tarifa poderá escalar para 20% com o término da pausa em 9 de julho.
Na sexta-feira passada, Trump ameaçou ainda com a introdução de uma taxa de 50% sobre produtos da União Europeia, alegando que as negociações atuais não estão a produzir resultados. Nesse mesmo dia, o Comissário Europeu do Comércio, Maros Sefcovic, estabeleceu contacto telefónico com o seu equivalente norte-americano, Jamieson Greer, reiterando que o comércio entre as duas partes deve ser pautado por “respeito mútuo, e não por ameaças”, sublinhando o compromisso da UE em proteger os seus interesses.