Mundo

Zelensky anuncia primeira fase de troca de prisioneiros: 390 recuperados

há 9 horas

O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, revelou que a Ucrânia recuperou 390 prisioneiros de guerra da Rússia, marcando o início de um acordo que prevê a troca de 1.000 indivíduos.

Zelensky anuncia primeira fase de troca de prisioneiros: 390 recuperados

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, comunicou hoje que 390 prisioneiros de guerra foram recuperados da Rússia, no que corresponde à primeira fase de um acordo que visa a troca de um total de 1.000 prisioneiros de cada lado. Através das redes sociais, ele afirmou: "A primeira fase do acordo de troca de 1.000 pessoas por outras 1.000 foi concluída", demonstrando esperança de que as trocas prossigam durante o fim de semana.

As autoridades russas, por sua vez, informaram que já foram trocados 270 militares e 120 civis, numa operação que decorreu após um entendimento realizado na Turquia na semana passada.

O Ministério da Defesa da Rússia declarou que os cidadãos russos, libertados pela Ucrânia, estão a ser tratados na Bielorrússia, onde recebem cuidados médicos e apoio psicológico.

O Kremlin indicou que esta "troca em grande escala" está longe de ser finalizada e continuará nos próximos dias, embora não tenham sido estipulados prazos específicos para a conclusão das transferências.

Este acordo foi estabelecido em Istambul, na Turquia, onde ocorreram as primeiras negociações entre Moscovo e Kiev logo nas primeiras semanas da invasão ucraniana em 2022.

Tags:
#TrocaDePrisioneiros #Ucrânia #PazEConflito