O Presidente norte-americano, Donald Trump, sugeriu que empresas da União Europeia se trasladem para os Estados Unidos para escaparem a tarifas alfandegárias de 50% que ele anunciou.
O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou hoje que as empresas da União Europeia devem considerar a sua mudança para o território norte-americano, de forma a evitar as tarifas de 50% que ele ameaçou aplicar aos produtos da UE.
Trump declarou que, ao deslocarem-se para os EUA e estabelecerem fábricas, as empresas europeias poderiam esquivar-se a estas imposições. Esta declaração surgiu logo após a sua advertência que provocou expressão de indignação e preocupação entre os líderes europeus.
No seu perfil na rede social Truth Social, Trump afirmou que as atuais negociações comerciais com a União Europeia "não estão a dar frutos" e anunciou a recomendação de uma tarifa de 50% que entrará em vigor a partir de 01 de junho de 2025.
"O que temos visto nas negociações não tem sido produtivo! Por isso, sugiro a aplicação de uma tarifa direta de 50% a partir da data mencionada", acrescentou Trump, sublinhando que "nenhuma tarifa será aplicada a produtos fabricados nos Estados Unidos".