Mundo

São Tomé celebra 50 anos de independência com convidados de peso

há 4 horas

O Presidente de São Tomé, Carlos Vila Nova, anunciou a presença de Marcelo Rebelo de Sousa e António Guterres nos festejos do cinquentenário da independência do país, a realizar-se a 12 de julho.

São Tomé celebra 50 anos de independência com convidados de peso

O Presidente de São Tomé e Príncipe, Carlos Vila Nova, revelou que vai estender convites ao seu homólogo português, Marcelo Rebelo de Sousa, e ao secretário-geral da ONU, António Guterres, para as celebrações do 50.º aniversário da independência do seu país, agendadas para 12 de julho.

Vila Nova, que fará uma passagem por Lisboa antes de rumar para os Estados Unidos, mencionou que terá um jantar de trabalho com o Presidente português, prevendo também a sua presença num jogo da Taça de Portugal no próximo domingo.

O chefe de Estado são-tomense referiu que Marcelo Rebelo de Sousa já confirmou a sua participação nas comemorações, destacando a importância deste momento para a nação.

Ao discutir a situação política em Portugal, Carlos Vila Nova expressou a intenção de fortalecer a cooperação bilateral. Na sua visita aos EUA, o presidente são-tomense vai apresentar-se na Comissão da Consolidação da Paz, onde pretende abordar a obtenção de assistência para as questões que possam ameaçar a paz na ilha.

Vila Nova sublinhou que as Nações Unidas têm colaborado com São Tomé e Príncipe na implementação de mecanismos de prevenção de conflitos e na busca de apoios necessários, considerando que o arquipélago enfrenta desafios significativos em termos de segurança.

Além disso, o Presidente são-tomense terá reuniões bilaterais com a presidente da Comissão de Consolidação da Paz e com António Guterres no dia 28 de maio, onde também o convidará para os festejos de independência.

As Nações Unidas, através da sua Comissão, têm disponibilizado 2,5 milhões de dólares para a reestruturação das Forças de Defesa e Segurança de São Tomé e Príncipe, tendo em conta as fragilidades identificadas após os incidentes de 25 de novembro de 2022.

Tags:
#SãoToméIndependência #CooperaçãoInternacional #PazESegurança