O Secretário Regional das Finanças da Madeira, Duarte Freitas, inicia segunda-feira reuniões com sindicatos para o Orçamento Regional de 2025, seguindo audições com partidos parlamentares.
O Secretário Regional das Finanças da Madeira, Duarte Freitas, dará início a uma série de reuniões com representantes sindicais a partir da próxima segunda-feira. O objetivo é recolher opiniões e contribuições para a formulação do Orçamento Regional de 2025. Este encontro surge na sequência de audições realizadas na sexta-feira com os partidos que têm representação na Assembleia Legislativa da Madeira.
No primeiro dia de reuniões, Duarte Freitas encontrará os dirigentes do Sindicato dos Trabalhadores da Função Pública da Região Autónoma da Madeira (STFPRAM) às 15:00. Em seguida, será a vez dos representantes do Sindicato dos Trabalhadores da Administração Pública da Madeira (SINTAP) e da União Geral dos Trabalhadores (UGT), agendadas para as 15:45.
Às 16:30, o foco estará no Sindicato dos Trabalhadores em Funções Públicas e Sociais do Sul e Regiões Autónomas (STFPSS-RAM) e, por fim, a ronda encerrará com o Sindicato dos Trabalhadores dos Impostos (STI) às 17:15.
Este processo de audições com os parceiros sociais ocorre após o secretário ter discutido na passada sexta-feira a elaboração do orçamento com os cinco partidos políticos representados na Assembleia Legislativa da Madeira: IL, CDS-PP, Chega, PS, JPP e PSD.
Vale lembrar que a proposta de Orçamento de 2025 apresentada pelo governo de Miguel Albuquerque foi rejeitada em 9 de dezembro de 2024, o que desencadeou um contexto político instável que levou à convocação de eleições regionais antecipadas.
Nas novas eleições, realizadas a 23 de março, o PSD obteve 23 das 47 cadeiras, conseguindo posteriormente assegurar a maioria com um acordo parlamentar com o CDS-PP. A discussão da nova proposta de orçamento está prevista para ocorrer entre 16 e 20 de junho na Assembleia Legislativa.