O Presidente do Brasil, Lula da Silva, manifestou profunda tristeza pela morte de Sebastião Salgado, considerado um dos maiores fotógrafos do mundo. Ele faleceu hoje aos 81 anos.
O Presidente brasileiro, Lula da Silva, fez uma declaração emocional durante uma conferência de imprensa no Palácio do Planalto, onde se encontrava com o Presidente de Angola, João Lourenço. Ao ser informado do falecimento do icónico fotógrafo Sebastião Salgado, que partiu aos 81 anos, Lula expressou:
“À luz da alegria de receber o presidente João Lourenço, recebemos hoje uma notícia muito triste”, começou por dizer. O líder brasileiro pediu, então, um minuto de silêncio em homenagem ao fotógrafo, afirmando que Sebastião era “se não o maior, um dos maiores e melhores fotógrafos que o mundo já conheceu”.
Num gesto que refletiu a sua admiração, Lula revelou que já tinha planeado oferecer uma fotografia de Salgado ao Presidente angolano, um ato simbólico que demonstra o impacto eterno do artista.
O Instituto Terra, instituição sem fins lucrativos fundada por Sebastião Salgado, confirmou a sua morte, recordando-o como um dos mais significativos representantes da fotografia mundial.