Economia

Greve dos Trabalhadores do Metro Afeta Eventos Importantes em Lisboa

há 3 dias

Trabalhadores do Metro de Lisboa iniciam greve que pode prejudicar a final da Liga dos Campeões de futebol feminino e as Festas Populares de Lisboa. Movimentações exigem melhorias salariais e reposição de efetivos.

Greve dos Trabalhadores do Metro Afeta Eventos Importantes em Lisboa

Os trabalhadores do Metropolitano de Lisboa dão início a uma greve que se centra na recusa de realizar horas suplementares e participar em eventos especiais, com efeitos previstos para a final da Liga dos Campeões de futebol feminino, marcada para sábado, e para as Festas Populares de Lisboa, conforme avançou a Federação dos Sindicatos dos Transportes e Comunicações (Fectrans).

A sindicalista Sara Gligó revelou à agência Lusa que a paralisação durará 30 dias, podendo ser renovada pelo mesmo período. As reivindicações incluem o aumento do subsídio de almoço e a redução da carga de trabalho semanal para 35 horas.

“Os trabalhadores não devem ser vistos apenas como um recurso para eventos especiais, ao contrário do que parece ser a visão da empresa, que depende exclusivamente desses momentos,” afirmou. Gligó também sublinhou a necessidade de respeitar os acordos já estabelecidos, que incluem o pagamento de valores devidos aos funcionários em relação a trabalho suplementar e feriados.

Além disso, a sindicalista manifestou a urgência em repor o número de trabalhadores em falta, dado que a empresa solicitará constantemente novos efetivos sem que haja resposta por parte do Governo. “Enquanto a empresa atinge as suas metas com os quadros superiores, a realidade é diferente nas áreas operacionais,” acrescentou Gligó.

Ela alertou ainda que a greve pode causar aumentos dos tempos de espera e atrasos na manutenção dos comboios, dependente da acção da empresa. “Estamos disponíveis para negociar,” concluiu.

O Metropolitano de Lisboa, que opera quatro linhas (Amarela, Verde, Azul e Vermelha) de forma habitual entre as 06:30 e a 01:00, não respondeu aos pedidos de clarificação feitos pela Lusa até ao momento.

Tags:
#GreveMetro #ImpactoFutebol #LisboaEmLuta