O Banco de Portugal reportou um aumento de 4,6 mil milhões de euros no endividamento do setor não financeiro em março de 2025, somando 825,1 mil milhões de euros.
De acordo com o relatório divulgado pelo Banco de Portugal (BdP) esta sexta-feira, o endividamento total do setor não financeiro, que inclui administrações públicas, empresas e particulares, registou um aumento de 4,6 mil milhões de euros em março de 2025, alcançando os 825,1 mil milhões de euros.
Deste montante, 459,8 mil milhões de euros correspondem ao setor privado, que abrange empresas e indivíduos, enquanto o setor público representa 365,3 mil milhões de euros.
O aumento no endividamento do setor privado verificou-se com um acréscimo de 2,4 mil milhões de euros. Dentro deste contexto, as empresas privadas viram suas dívidas crescer em 1,3 mil milhões de euros, impulsionadas por aumentos nas obrigações perante outras empresas (+0,6 mil milhões de euros), o exterior (+0,5 mil milhões de euros) e instituições financeiras (+0,2 mil milhões de euros).
Por sua vez, o endividamento dos particulares registou um incremento de 1,1 mil milhões de euros, com destaque para o aumento do crédito à habitação, seguindo uma tendência observada nos períodos anteriores.
No que diz respeito ao setor público, o endividamento cresceu 2,1 mil milhões de euros, sendo que este aumento resulta principalmente de transações com o exterior (+2,2 mil milhões de euros), através da aquisição de títulos de dívida pública por não residentes, assim como da interação com as administrações públicas (+0,9 mil milhões de euros), refletindo um aumento nas responsabilidades em depósitos do Tesouro.
O setor público também viu um aumento no endividamento junto de particulares (+0,5 mil milhões de euros), especialmente através da subscrição de certificados de aforro, e com as empresas não financeiras (+0,1 mil milhões de euros). Em contrapartida, assistiu-se a uma diminuição do endividamento junto do setor financeiro (-1,7 mil milhões de euros), principalmente devido à amortização de títulos de dívida.