Um grupo de caminhantes encontrou um tesouro com moedas de ouro e outros objetos preciosos nas Montanhas Krkonoše, na República Checa, avaliados em centenas de milhares de euros.
Este mês de fevereiro, dois caminhantes tiveram uma experiência surreal, transformando-se em caçadores de tesouros após esbarrarem num recheado achado nas Montanhas Krkonoše, no nordeste da República Checa.
Enquanto exploravam uma trilha, avistaram uma caixa de alumínio parcialmente enterrada numa parede de pedra. A curiosidade levou-os a abrir a caixa, onde desocultaram um invejável conjunto de artefactos: dez pulseiras, 16 caixas de charutos, um estojo de pó compacto, um pente, uma corrente com chave, além de 598 moedas de ouro.
A dupla, cuja identidade prefere manter em segredo, encaminhou os itens para o Museu da Boémia Oriental. Até ao momento, os especialistas estão a trabalhar na avaliação dos achados, com duas das caixas de charutos ainda por abrir.
Só as moedas, que somam um peso de 3,7 kg, estão avaliadas em cerca de 380 mil euros, conforme revelou o especialista do museu Vojtěch Brádle à CNN.
Os especialistas encontram-se intrigados com a origem do tesouro, principalmente em relação à época a que pertencem. Apesar de uma das moedas, datada de 1921, fornecer algumas pistas, a ausência de moedas com referências locais assume um contorno enigmático.
Assim que as avaliações forem concluídas, o tesouro será preservado e exposto ao público no museu. Os sortudos caminhantes também receberão uma recompensa proporcional ao valor dos itens encontrados.