Lifestyle

Atenção aos perfumes: eles podem afetar a sua química corporal

há 2 dias

Um estudo recente revela que o uso de perfume ou creme pode alterar as substâncias químicas no ar ao nosso redor, com possíveis consequências para a saúde.

Atenção aos perfumes: eles podem afetar a sua química corporal

Uma investigação publicada na revista Science Advances revela que o uso de perfume ou cremes na pele pode interferir com o chamado campo de oxidação humano, uma barreira química que reage com substâncias ao nosso redor. De acordo com o estudo, esta interação pode resultar em subprodutos químicos que afetam a nossa saúde.

A cientista Nora Zannoni, do Instituto Max Planck, explica que "o campo de oxidação humana tem um papel crucial na composição química do ar que respiramos e que está próximo da nossa pele, influenciando, assim, a exposição a diferentes substâncias químicas."

Para realizar a pesquisa, quatro adultos jovens foram colocados em um ambiente controlado, onde os cientistas monitorizaram as mudanças químicas ao redor deles após aplicarem produtos de higiene pessoal. Observou-se que, após a aplicação de creme, substâncias como fenoxietanol e etanol eram libertadas em "plumas térmicas", aumentando a concentração dessas substâncias no ar à sua volta.

Após 10 minutos da aplicação, as concentrações das substâncias estavam 2,8 vezes superiores nas proximidades do nariz dos participantes, comparativamente ao ambiente geral. Resultados semelhantes foram detectados quando fragrâncias foram aplicadas, revelando que a perfumaria não é apenas uma questão estética, mas também pode afetar a saúde respiratória e a química do corpo.

Tags:
#PerfumeImpacto #SaúdeDoCuerpo #QuímicaAmbiental