Mundo

Temperatura histórica nos Emirados: 51,6ºC em maio

há 4 horas

Hoje, os Emirados Árabes Unidos bateram recorde de calor em maio, atingindo 51,6ºC. O fenómeno extremo destaca as preocupações sobre as mudanças climáticas e o aumento das ondas de calor.

Temperatura histórica nos Emirados: 51,6ºC em maio

Os Emirados Árabes Unidos atingiram hoje um marco histórico ao registar a temperatura mais alta de sempre em maio, com 51,6 graus Celsius, conforme informado pelo Centro Nacional de Meteorologia. Esta medição foi feita em Sweihan, na região de Al Ain, às 13h45 locais (10h45 em Lisboa).

Este novo recorde supera o anterior, que se deu no dia anterior com temperaturas de 50,4 graus Celsius na área de Abu Dhabi. Nos últimos meses, o país já havia enfrentado condições climáticas extremas, com uma temperatura média de 42,6 graus Celsius em abril, levando as autoridades a aconselharem a população a hidratar-se e a evitar esforços físicos durante as horas mais quentes.

Além disso, a 27 de abril, a temperatura alcanzou 46,6 graus, a segunda mais elevada já registada em abril, apenas atrás do recorde de 46,9 graus em 2012.

A agência France-Presse (AFP) observa que, nas últimas três décadas, o número de dias com temperaturas extremamente altas quase duplicou a nível global. Muitos cientistas atribuem esta crescente intensidade e frequência das ondas de calor ao aquecimento global, prevendo que este problema se intensifique ainda mais no futuro.

Tags:
#MudançasClimáticas #CalorExtremo #AquecimentoGlobal