Mundo

"Internacional Socialista clama pela liberdade de Imamoglu em Istambul"

há 5 horas

Em Istambul, o Conselho da Internacional Socialista pediu a libertação de Ekrem Imamoglu, presidente da câmara, cuja detenção desencadeou protestos massivos na Turquia.

"Internacional Socialista clama pela liberdade de Imamoglu em Istambul"

O Conselho da Internacional Socialista reuniu-se hoje em Istambul, onde fez um apelo à libertação de Ekrem Imamoglu, o presidente da câmara da cidade, cuja detenção provocou uma vaga de protestos em todo o país.

Dirigentes socialistas de várias nações, incluindo o primeiro-ministro espanhol, Pedro Sanchez, mostraram cartazes com a mensagem "Libertem Imamoglu", segundo imagens divulgadas pelo principal partido opositor na Turquia, o CHP, cujo líder, Ozgur Ozel, ocupa também o cargo de vice-presidente da Internacional Socialista.

Sanchez sublinhou a importância da solidariedade, afirmando: "Todos os que estão nesta sala sacrificaram-se muito para defender a democracia. Estamos a atravessar momentos difíceis, muitos dos nossos amigos estão na prisão. Estamos com os nossos camaradas na Bielorrússia, no Níger, na Venezuela e na Turquia."

Durante a sua visita à Turquia, Sanchez também se encontrou com o presidente Recep Tayyip Erdogan na passada sexta-feira.

A detenção de Ekrem Imamoglu ocorreu a 19 de março, e ele nega as acusações de corrupção que lhe foram atribuídas. Desde que ficou detido a 23 de março, a cidade de Istambul tem assistido a protestos sem precedentes desde 2013, refletindo a sua posição como o principal adversário de Erdogan e candidato pelo CHP às eleições presidenciais de 2028.

Tags:
#LiberdadeParaImamoglu #JustiçaNaTurquia #SolidariedadeInternacional