Um estudo recente revela que a insatisfação com os rendimentos é uma realidade para a maioria dos portugueses, destacando a pressão inflacionária e as dificuldades financeiras.
De acordo com um estudo do Observador Cetelem, divulgado recentemente, 77% da população portuguesa considera que os seus rendimentos são insuficientes. Esta situação coloca o país entre os que apresentam os menores níveis de rendimentos na Europa.
O estudo revela que 61% dos inquiridos percebem um aumento significativo nos preços, e 43% deles afirmaram ter visto o seu poder de compra diminuir nos últimos 12 meses, embora esta percentagem seja menor em comparação com o ano anterior.
Adicionalmente, 59% dos entrevistados confessam não conseguir cobrir as suas necessidades básicas, mas desenvolvem estratégias para superar essas dificuldades. Em simetria com dados da França, cerca de 18% dos inquiridos em Portugal afirmam que não ganham o suficiente para satisfazer as suas necessidades essenciais, uma estatística semelhante à percentagem de pessoas a viverem abaixo do limiar da pobreza.