Economia

Queda acentuada no número de trabalhadores em 'lay-off' em abril

há 2 dias

Em abril, o total de trabalhadores em 'lay-off' registou uma diminuição de quase 45% comparativamente ao ano anterior, com dados a apontar para uma redução contínua nos últimos três meses.

Queda acentuada no número de trabalhadores em 'lay-off' em abril

De acordo com os dados divulgados pelo Gabinete de Estratégia e Planeamento (GEP) do Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, o número de trabalhadores em 'lay-off' em abril foi de 5.072, o que representa uma diminuição de 44,7% em relação ao mesmo mês do ano passado. Comparando com março, a queda foi de 8,7%, correspondendo a 483 trabalhadores a menos.

Este é o terceiro mês consecutivo em que se verifica uma redução no número de 'lay-off'. O GEP revela que, do total, 2.999 eram abrangidos pelo regime de redução de horário de trabalho, registando uma descida de 43,9% face a abril de 2024, com 2.344 prestações processadas a menos e uma diminuição de 14,2% em relação a março.

Por outro lado, o regime de suspensão temporária de contratos também mostrou uma queda homóloga de 45,8% (menos 1.749 prestações), embora tenha subido ligeiramente 0,6% em relação ao mês anterior, com 12 processamentos a mais.

No total, as prestações de 'lay-off' foram processadas por 323 entidades empregadoras, o que significa uma redução de 249 face ao mesmo período do ano passado e uma diminuição de 31 em relação a março.

O 'lay-off' é uma medida que permite às empresas reduzir temporariamente a carga horária de trabalho ou suspender contratos, em resposta a dificuldades económicas, estruturais ou tecnológicas, garantindo assim a continuidade da sua actividade.

Tags:
#LayoffEmQueda #EconomiaPortugal #TrabalhoeSegurança