O De Nederlandsche Bank recomenda que as famílias disponham de dinheiro para três dias de sobrevivência em caso de emergências inesperadas.
O De Nederlandsche Bank, o banco central dos Países Baixos, sugere que os cidadãos reserve 70 euros por adulto e 30 euros por criança para situações de emergência, assegurando assim a sua sobrevivência nas primeiras 72 horas.
Segundo a instituição, é aconselhável ter uma combinação de notas e moedas, facilitando o pagamento de montantes certos quando necessário. O banco alerta ainda que não é preciso acumular todo este valor de uma só vez; pode ser feito ao longo de alguns meses.
Além do dinheiro em espécie, o banco central aconselha que as pessoas considerem a possibilidade de ter um cartão de débito e métodos de pagamento sem contacto, como o telemóvel ou smartwatch, disponíveis para lidar com diferentes cenários.
Recentemente, em Portugal, um apagão elétrico ressaltou a importância do dinheiro físico. No dia 28 de abril, um grande corte no fornecimento de eletricidade afetou Portugal continental, Espanha e parte da França, resultando no encerramento de aeroportos, congestionamento de transportes e dificuldades em realizar pagamentos.