Economia

Portugal lidera ranking negativo de qualificações na Europa

há 2 dias

Um estudo revela que 31,5% dos trabalhadores em Portugal possuem apenas ensino básico ou secundário, um valor significativamente superior à média da União Europeia.

Portugal lidera ranking negativo de qualificações na Europa

De acordo com um estudo da Randstad Research, que analisa dados do primeiro trimestre, Portugal possui a força de trabalho com menores qualificações da Europa.

O relatório indica que 31,5% dos profissionais empregados no país têm apenas o ensino básico ou secundário obrigatório, uma taxa que é o dobro da média da União Europeia, que se fixa em 15,7%. Este dado coloca Portugal numa posição desfavorável em comparação com outros países europeus.

Além disso, a análise destaca que o país ultrapassa nações como Espanha (28,8%), Itália (26,1%) e Malta (25,5%), tornando-se a nação da UE com a maior proporção de trabalhadores pouco qualificados.

O estudo ainda salienta que a população ativa em Portugal cresceu em 30 mil indivíduos no primeiro trimestre de 2025, ultrapassando pela primeira vez os 5,54 milhões de ativos, um recorde histórico.

Dentro deste grupo, 33,6% possui ensino superior, uma percentagem ligeiramente inferior aos que têm ensino secundário. No entanto, essa faixa da população ativa apresenta a taxa de atividade mais elevada, atingindo os 83,6%.

Tags:
#EducaçãoPortugal #QualificaçãoProfissional #MercadoDeTrabalho