O Bundesbank alerta para uma possível estagnação da economia da Alemanha no segundo trimestre, impactada por tarifas norte-americanas e outras pressões.
No seu boletim mensal de maio, publicado recentemente, os especialistas do Bundesbank indicam que a economia da Alemanha poderá enfrentar uma estagnação no segundo trimestre deste ano.
De acordo com o relatório, "no segundo trimestre, a economia alemã poderá não registar qualquer progresso". Os economistas referem que fatores de tensão permanentes e a intensificação das tarifas impostas pelo Governo dos Estados Unidos estão a criar uma pressão adversa adicional.
As empresas exportadoras da Alemanha são as mais afetadas por esta política tarifária, que se junta a uma elevada concorrência e a uma procura reduzida. A procura externa por produtos industriais alemães permanece fraca e a política comercial dos EUA está a impactar negativamente as expetativas de exportação, não só por meio das tarifas, mas também pela valorização acentuada do euro.
Além disso, o Bundesbank sublinha que a incerteza gerada por estas políticas tarifárias está a comprometer os planos de investimento das empresas germanas, que já enfrentam dificuldades devido à baixa utilização de capacidade na indústria.