País

Peregrinos Ajoelham-se em Fé no Campo de São Francisco

há 4 horas

Desde o amanhecer, devotos percorrem o Campo de São Francisco, nos Açores, cumprindo promessas ao Santo Cristo dos Milagres, enfrentando o desafio de caminhar de joelhos.

Peregrinos Ajoelham-se em Fé no Campo de São Francisco

Às primeiras horas do dia, o Campo de São Francisco, em Ponta Delgada, na ilha de São Miguel, é palco de um fervoroso ritual. Os peregrinos, motivados pela fé, caminham de joelhos, seguindo a tradição que perdura ao longo dos anos. Tânia Tavares, que marca presença todos os anos, é uma das muitas almas devotas que começaram o percurso logo ao amanhecer. "Prefiro vir cedo. Este ano, porém, há muitos mais peregrinos desde o início do dia", revela.

Ao redor do posto de atendimento, que presta cuidados aos que enfrentam as dificuldades do percurso, Tânia partilha como, apesar do trajeto ser "duro", a fé ajuda a superar a dor: "Fiz uma promessa ao Santo Cristo". O aumento do número de peregrinos que optam por iniciar o trajeto nas primeiras horas do dia mostra que a busca por um ambiente tranquilo e fresco é cada vez mais popular entre os devotos.

Hélio Miranda, que observa a tradição há três anos, concorda que “o caminhar é desafiante”, mas a sua determinação é clara: “Venho cedo, pois a calçada está mais fresca”. Elisabete Silva, por sua vez, celebra 23 anos de promessas feitas em honra da sua filha, que enfrentou complicações de saúde ao nascer. "Prometi fazer isto se ela sobrevivesse", partilha, revelando que este ano sentiu mais dores.

Márcia Silva realiza a sua peregrinação pela primeira vez e expressa a sua alegria: "Não custou nada. Senti que a fé move todos os peregrinos". Muitos optam por caminhar sozinhos, mas outros são acompanhados por familiares e amigos que partilham a experiência.

No meio de tanta devoção, as mãos de alguns peregrinos seguram círios, simbolizando o seu fervor. A enfermeira Tânia Sousa, que faz parte da equipa do projeto "A Fé que nos Move", comenta sobre o atendimento prestado: "Cuidamos não apenas das feridas físicas, mas também das espirituais. Este projeto, desde 2019, tem como foco o cuidado, a espiritualidade e a solidariedade".

A assistência aos peregrinos começa desde as 04:00 da manhã e, de acordo com Tânia, a tranquilidade da madrugada atrai mais fiéis: "As pessoas buscam um local calmo para cumprir a sua promessa".

O dia culmina com o cortejo da imagem do Santo Cristo à tarde em torno do Campo de São Francisco, enquanto no domingo a grande procissão percorre as ruas de Ponta Delgada, sendo o momento alto das festividades em honra do Senhor Santo Cristo dos Milagres, que se estendem até quinta-feira.

Tags:
#FéAtravésDaDor #PeregrinaçãoAjesus #CaminhandoComFé