A Secretária Regional do Emprego alertou para a necessidade de melhorar a qualidade do emprego e os salários nos Açores, destacando que o desemprego não é o principal problema.
A Secretária Regional da Juventude, Habitação e Emprego, Maria João Carreiro, fez declarações na cerimónia de abertura da FICSA -- Feira da Indústria, Comércio e Serviços dos Açores, realizada na ilha de São Miguel e organizada pela Câmara do Comércio e Indústria de Ponta Delgada.
De acordo com um comunicado oficial do governo açoriano (PSD/CDS-PP/PPM), a responsável frisou os avanços celebrados na economia e no mercado de trabalho desde 2021, afirmando que, atualmente, o elevado desemprego que caracterizava a região até 2020 já não é a principal preocupação.
No entanto, Maria João Carreiro sublinhou que as empresas enfrentam a falta de mão-de-obra qualificada para os postos de trabalho disponíveis, destacando que é fundamental ultrapassar os desafios relacionados com a qualidade de emprego e os salários.
A governante apelou ainda às empresas para valorizarem os trabalhadores que, por diversas razões, permanecem desempregados, enfatizando a importância da formação contínua para a requalificação e adaptação de profissionais a setores que carecem de recursos humanos.
Por fim, Maria João Carreiro referiu que a FICSA representa uma oportunidade vital para promover a diversidade de produtos e serviços das empresas açorianas e o seu contributo para a economia local.