Recentemente, o Banco de Portugal revelou que os cheques estão a cair em desuso, representando apenas 0,2% dos pagamentos realizados no ano passado.
Se ainda recorre ao cheque para realizar pagamentos, poderá surpreender-se ao saber que essa prática está "em vias de extinção". Esta afirmação foi feita pelo Banco de Portugal (BdP), que apontou uma tendência preocupante para o uso deste meio de pagamento.
De acordo com dados recentes, em 2024 apenas dois em cada 1.000 pagamentos em território nacional foram efetivados através de cheques. O Banco de Portugal publicou esta informação nas suas redes sociais, especificamente no Instagram, alertando para as mudanças que estão a ocorrer no panorama dos pagamentos.
O BdP sublinha que "a forma como pagamos está a mudar" e que a instituição está a trabalhar para garantir um mercado de pagamentos que seja moderno e seguro. A evolução tecnológica e a adesão a métodos de pagamento mais inovadores estão a redefinir a forma como os consumidores realizam transações.