A Assembleia Municipal da Lourinhã escolhe nova mesa, liderada por António Oliveira Gomes, em substituição da anterior, destituída por alegações de conflito de interesses.
A Assembleia Municipal da Lourinhã elegeu uma nova mesa, que será agora composta por representantes do PSD, CDS-PP e independentes, após a destituição da anterior mesa devido a alegações de incompatibilidade e conflito de interesses. A votação decorreu numa assembleia extraordinária esta quarta-feira, sendo o único ponto em agenda a eleição dos novos membros.
António Oliveira Gomes foi eleito para a presidência, tendo como secretárias Fernanda Marques Lopes e Fátima Nunes. A nova mesa irá exercer funções até ao fim do atual mandato autárquico.
Uma segunda lista, liderada pelo ex-presidente Brian Silva e apresentada pelo PS, também esteve em votação, mas não obteve sucesso. A lista de António Gomes conquistou 17 votos, enquanto a lista socialista recebeu 12 votos.
A destituição da antiga mesa ocorreu após uma proposta de José Soeiro (CDU) e Fernanda Marques Lopes (independente), que levantou preocupações sobre a provável incompatibilidade do presidente Brian Silva, que exerce simultaneamente funções como líder regional do PS e é candidato à câmara municipal nas eleições deste ano.
A proposta aprovada destacou a necessidade de alertar o Ministério Público, a Inspeção-Geral de Finanças, a Comissão Nacional de Eleições e a Autoridade da Concorrência sobre a situação de suspeição do presidente, com vistas a um possível apuramento de responsabilidades. Após o resultado da votação, Brian Silva expressou a sua discordância relativa às razões que fundamentaram a sua destituição.