Cultura

Luísa Costa Gomes é a vencedora do Grande Prémio dst de Literatura

há 10 horas

O livro 'Visitar Amigos e Outros Contos', da autora Luísa Costa Gomes, foi premiado no Grande Prémio de Literatura dst deste ano, conforme anunciado pela organização.

Luísa Costa Gomes é a vencedora do Grande Prémio dst de Literatura

Luísa Costa Gomes conquistou a edição deste ano do Grande Prémio de Literatura dst com a sua obra intitulada 'Visitar Amigos e Outros Contos'. A nova vitória foi anunciada pela empresa responsável pelo prémio, que revelou a deliberação do júri.

Em comunicado, a dst fez saber que o júri, sob a presidência de José Manuel Mendes da Associação Portuguesa de Escritores, e que contava com a presença de Lídia Jorge e Carlos Mendes de Sousa, destacou a decisão unânime. Os jurados elogiaram a autora, afirmando que as suas narrativas “surpreendem pela energia que transmitem”, apresentando “personagens marcantes que refletem uma diversidade sociológica e emocional”, além de apontarem a “recusa da inércia existencial” e uma estrutura formal que enriquece a leitura.

Esta edição do prémio coincide com o trinta aniversário do galardão, que se traduz num valor monetário de 30 mil euros, dobrando a quantia anteriormente atribuída. Assim como na celebração dos 25 anos, quando o montante oferecido foi de 25 mil euros.

A organização revelou que recebeu mais de 200 inscrições para esta edição, que é dedicada à prosa. A cerimónia de entrega do prémio terá lugar no dia 28 de junho, no Theatro Circo em Braga, complementada por uma programação cultural inovadora.

Esta não é a primeira vez que Luísa Costa Gomes se destaca neste prémio; já havia sido galardoada em 2015 com a obra 'Cláudio e Constantino'.

Nascida em Lisboa em 1954, Luísa Costa Gomes é licenciada em Filosofia e exerceu a profissão de professora do Ensino Secundário. Também dirigiu a revista Ficções, que promove a divulgação de contos. A sua carreira é assinalada pela autoria de romances, contos e crónicas, além do trabalho em tradução literária, principalmente para o teatro.

O seu romance de estreia, 'O Pequeno Mundo', recebeu o Prémio D. Diniz da Casa de Mateus em 1988, e a obra 'Olhos Verdes' foi distinguida com o Prémio Máxima de Literatura em 1995.

Além disso, 'Contos Outra Vez' garantiu-lhe o Grande Prémio de Conto da Associação Portuguesa de Escritores em 1997, e o seu mais recente trabalho, 'Afastar-se', rendeu-lhe o prémio literário do Correntes d'Escritas em 2022.

Tags:
#LiteraturaEmDestaque #LuísaCostaGomes #GrandePrémioDST