Política

"Líder da Iniciativa Liberal apresenta queixa por ato de protesto durante comício"

há 2 dias

Rui Rocha, líder da Iniciativa Liberal, apresentou queixa após ser alvo de um protesto que incluiu a utilização de pó verde durante um evento de campanha.

"Líder da Iniciativa Liberal apresenta queixa por ato de protesto durante comício"

Rui Rocha, à frente da Iniciativa Liberal, informou que formalizou, esta quarta-feira, uma queixa contra os responsáveis por um incidente que considerou vandalismo, ocorrido durante um comício em Lisboa a 11 de maio.

O líder liberal foi surpreendido por um pó verde, lançado por dois jovens ativistas durante a sua intervenção. Um dos manifestantes segurava um cartaz que exibia a mensagem: "para a nossa espécie não ficar extinta, fim ao fóssil 2030".

O momento culminou com um dos jovens a atirar o pó contra Rocha, que apesar do episódio, decidiu retirar o seu blazer e prosseguir com o discurso, mesmo com a tinta ainda visível no seu rosto. Imediatamente após o incidente, a equipa da Iniciativa Liberal retirou os manifestantes do palco.

Numa declaração feita através da rede social X, Rui Rocha definiu o ato como um “ato de vandalismo” perpetrado por “supostos ativistas do clima”. Ele sublinhou que “os ataques à liberdade política não podem ficar impunes e todos temos a responsabilidade de a defender”.

A reação de Rocha no momento do protesto foi de reconhecimento do direito à liberdade de expressão, mesmo sob ataque. Após o evento, o partido anunciou que tomaria medidas legais contra os jovens ativistas.

O protesto foi reivindicado pelo movimento estudantil Fim ao Fóssil, que, em comunicado à imprensa, explicou que os estudantes interromperam o comício para questionar Rocha sobre o seu compromisso para com o movimento até 2030, ao que o líder liberal respondeu negativamente, levando ao uso do pó verde de Carnaval.

Tags:
#LiberdadePolitica #ProtestoClimatico #IniciativaLiberal