País

IGAS lança auditoria às Unidades Locais de Saúde

há 1 dia

A Inspeção-Geral das Atividades em Saúde deu início a auditorias nas ULS de Castelo Branco, Lisboa Ocidental e Alto Alentejo, avaliando gestão e qualidade dos serviços.

IGAS lança auditoria às Unidades Locais de Saúde

A Inspeção-Geral das Atividades em Saúde (IGAS) anunciou o começo, esta semana, de uma auditoria às 39 Unidades Locais de Saúde (ULS) de Portugal, iniciando o processo pelas ULS de Castelo Branco, Lisboa Ocidental e Alto Alentejo.

De acordo com um despacho datado de 19 de maio de 2025, as auditorias visam analisar a gestão e liderança das unidades de saúde, com a ULS de Castelo Branco a ser auditada a partir de quarta-feira, enquanto as ULS de Lisboa Ocidental e Alto Alentejo foram abrangidas a partir de quinta-feira.

O período de avaliação inclui o exercício económico de 2024 e o primeiro semestre de 2025, podendo ser alargado a anos anteriores ou posteriores, conforme anunciado pela IGAS à agência Lusa.

A auditoria foca vários aspectos fundamentais, como a definição e a implementação de uma estratégia clara que corresponda às necessidades da população, bem como a gestão eficaz dos recursos humanos, que devem ser motivados e adequados aos serviços prestados.

Além disso, a análise da sustentabilidade financeira será feita para assegurar que a ULS gere eficientemente os recursos, mantendo o padrão de qualidade. A auditoria também incluirá uma vertente dedicada à avaliação contínua da qualidade dos serviços prestados, garantindo a segurança e satisfação dos utentes.

Por último, será avaliado se a ULS coloca o cidadão no centro da sua atuação, promovendo acessibilidade, transparência e participação ativa na gestão dos serviços.

No âmbito da reforma do Serviço Nacional de Saúde (SNS) de 2023, o governo anterior do PS promoveu a criação de 39 ULS em todo o país, que passaram a ser responsáveis pela gestão de hospitais e centros de saúde. Em setembro de 2024, foi criada uma Comissão Técnica Independente (CTI) para investigar a relação das ULS com o ensino da Medicina e a formação de profissionais, sob a presidência de Adalberto Campos Fernandes.

Tags:
#AuditoriaSaúde #GestãoULS #QualidadeServiços