António Guterres, secretário-geral da ONU e antigo aluno do IST, recebeu o prémio Técnico Alumni em reconhecimento ao seu percurso notável e à importância da ciência na resolução dos desafios globais.
António Guterres, atual secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU) e ex-primeiro-ministro de Portugal, foi recentemente agraciado com o prémio Técnico Alumni, atribuído a antigos alunos do Instituto Superior Técnico (IST) por um percurso reconhecido como exemplar.
A distinção foi oficialmente anunciada durante a Gala Técnico Alumni, que teve lugar na passada sexta-feira, celebrando o 114.º aniversário da instituição. Guterres declarou: "O Técnico foi a instituição que mudou a forma como vejo o mundo e como vejo os outros".
Formado em engenharia eletrotécnica, o líder mundial enfatizou que, num cenário atual, "a ciência e a tecnologia são fundamentais na descoberta de soluções para os maiores desafios da humanidade".
O presidente do IST, Rogério Colaço, aproveitou a cerimónia para salientar que este prémio é não apenas uma homenagem à trajetória de Guterres, mas também uma celebração dos "valores que inspiram gerações de engenheiros e cientistas: serviço público, solidariedade global e liderança ética".
Além do prémio Técnico Alumni - Carreira, que Guterres recebeu, Maria Vilar, fundadora da Immersiv Studios, foi premiada com o galardão de Jovem Empreendedor na primeira edição destas distinções.