Em junho, o Convento São Francisco acolhe o evento 'Prove Vinho & Queijo', celebrando produtos regionais com Denominação de Origem, num ambiente único e interativo.
O Convento São Francisco, em Coimbra, vai ser o palco de um evento inédito, 'Prove Vinho & Queijo', que acontece de 20 a 22 de junho. Esta iniciativa, conforme anunciado pelo secretário executivo da Comunidade Intermunicipal (CIM) da Região de Coimbra, Jorge Brito, combina a paixão dos portugueses pelo vinho e pelo queijo, com foco em produtos que possuem Denominação de Origem Controlada e Protegida.
O evento visa reconhecer produtos que vão além da mera gastronomia e que fazem parte da identidade cultural portuguesa. Com a união dos programas PROVERE do vinho e do queijo, a iniciativa destaca-se pela promoção do turismo, do intercâmbio cultural e da cooperação entre municípios.
Para o futuro, está prevista a itinerância do evento, começando em 2026, com o próximo a ser realizado em Viseu. Durante esta edição, o Convento São Francisco contará com a presença de 20 produtores de queijo com Denominação de Origem Protegida (DOP) e 30 produtores de vinho com Denominação de Origem Controlada (DOC) das regiões da Bairrada, Dão e Beira Interior.
Pedro Soares, presidente da Comissão Vitivinícola da Bairrada, enfatizou que o evento é uma excelente oportunidade para realçar os produtos DOC da região Centro de Portugal. Ele destacou que muitos desses produtos são essenciais para a economia local e ajudam a fixar a população em áreas com menor densidade populacional.
Paula Fazenda, da InovCluster, reforçou que um dos principais objetivos do 'Prove Vinho & Queijo' é incentivar o consumo de produtos DOP e educar o público sobre a relevância e a singularidade destes alimentos.
Os visitantes poderão ainda desfrutar de cinco 'stands' de pão, seis estruturas de 'snack-bar' que refletem a diversidade da CIM e participar em várias atividades, incluindo 'workshops' e masterclasses. O evento culminará com um 'sunset' no dia 21, animado por um DJ.
A entrada é gratuita, mas será necessário adquirir um 'kit' que inclui uma tábua e um copo de prova, ao custo de oito euros. Os horários de funcionamento contam com as seguintes condições: no dia 20 de junho, das 17:00 às 21:00; no dia 21, das 12:00 às 21:00; e, por fim, no dia 22, das 12:00 às 19:00.