País

Estarreja lança apoio à reabilitação de habitações para famílias necessitadas

há 1 dia

O programa Casa Melhor, promovido pela Câmara de Estarreja, irá financiar a reabilitação de casas para nove famílias carenciadas, totalizando 63 mil euros de apoio este ano.

Estarreja lança apoio à reabilitação de habitações para famílias necessitadas

A Câmara Municipal de Estarreja anunciou que vai disponibilizar apoio financeiro a nove famílias carenciadas através do programa Casa Melhor, que se destina à reabilitação de habitações degradadas. Este ano, o investimento ascende a 63 mil euros.

O programa, que abre anualmente em setembro, recebeu 16 candidaturas. Para poder usufruir deste apoio, os candidatos devem ser proprietários do imóvel e o rendimento per capita do agregado familiar não pode ultrapassar o valor da Retribuição Mínima Mensal Garantida (RMMG) em vigor.

O Casa Melhor é uma iniciativa que visa ajudar cidadãos do concelho que necessitam de realizar obras de conservação ou melhoria nas suas residências, mas que carecem de recursos financeiros.

Nos últimos três anos, o programa já beneficiou 23 famílias, disponibilizando até sete mil euros por agregado, somando um total de 161.017,69 euros. Ao longo de duas décadas, entre 2004 e 2024, mais de 300 famílias foram apoiadas pelo Casa Melhor, resultando num investimento municipal que ultrapassa um milhão de euros.

A autarquia sublinha que esta iniciativa tem sido crucial para melhorar a qualidade de vida das famílias vulneráveis, especialmente aquelas afetadas pelo envelhecimento, incapacidades físicas ou visuais, e baixos rendimentos. O programa, assim, tem contribuído para a conservação e valorização das habitações.

As obras financiadas pelo Casa Melhor têm abordado questões como humidade, isolamento deficiente, instalações elétricas e hidráulicas, acessibilidade e eficiência energética.

Ainda no domínio da habitação, o município destaca a reabilitação de três blocos de habitação social na Urbanização da Teixugueira, com um investimento de cerca de meio milhão de euros, beneficiando 120 pessoas, como parte da Estratégia Local de Habitação, através do programa "1.º Direito".

Tags:
#CasaMelhor #ApoioSocial #ReabilitaçãoUrbana