A EDP e a SIBS unem forças para proteger os consumidores de fraudes, bloqueando faturas falsas e disponibilizando uma nova ferramenta de confirmação.
A EDP, em colaboração com a SIBS, está a intensificar os esforços no combate à fraude, já tendo bloqueado mais de 250 tentativas de pagamento fraudulentas desde fevereiro. Recentemente, foi introduzida uma ferramenta online que facilita a verificação da autenticidade das faturas recebidas pelos clientes.
No portal da EDP, os utilizadores podem seguir um simples processo para verificar se a comunicação recebida, seja por SMS ou email, é fiel. Para isso, é necessário especificar o tipo de mensagem e se esta solicitava um pagamento via dados bancários, bem como a entidade envolvida.
Caso a entidade mencionada não pertença à EDP, os clientes são informados de que a comunicação é fraudulenta. A parceria estratégica entre a SIBS e a EDP estabelece um canal de comunicação eficiente, permitindo que a SIBS cancele rapidamente as referências de pagamento denunciadas por consumidores à EDP, conforme um comunicado conjunto das empresas.
Nos primeiros três meses de operação, todos os casos reportados com provas foram confirmados e bloqueados, refletindo a eficácia desta iniciativa.