A GNR confiscou um camião que apresentava alterações ilegais no sistema de controlo de poluentes, identificando o proprietário por falsificação técnica.
A Guarda Nacional Republicana (GNR) confiscou, na passada quarta-feira, um camião durante uma operação de patrulhamento rodoviário. A fiscalização revelou que o veículo de mercadorias estava equipado com um dispositivo fraudulento, destinado a desativar o sistema de Redução Catalítica Seletiva, que é essencial para a diminuição das emissões de óxidos de azoto e para o cumprimento das normativas ambientais.
Segundo a GNR, esta modificação não apenas compromete a salvaguarda do meio ambiente, mas também configura uma adulteração técnica do veículo. A apreensão do camião foi realizada para uma posterior perícia técnica, e o proprietário foi identificado como responsável por um crime de falsificação de notação técnica.
A GNR alerta ainda que a utilização de dispositivos que inibem o uso de AdBlue pode ter consequências graves para o ambiente, ao aumentar significativamente a emissão de gases poluentes.