País

Alto risco de radiação UV em todo o território português

há 2 dias

O IPMA alerta para níveis elevados de radiação ultravioleta em Portugal continental e nos Açores e Madeira durante o fim de semana, com recomendações de proteção solar.

Alto risco de radiação UV em todo o território português

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) emitiu um alerta para a radiação ultravioleta (UV) em território nacional, indicando que, neste fim de semana, tanto Portugal continental como os arquipélagos da Madeira e dos Açores enfrentam um risco muito elevado. A única exceção é a ilha Terceira, nos Açores, que se encontra sob a classificação de risco elevado.

No arquipélago dos Açores, as previsões para este sábado apontam para níveis elevados de radiação em São Miguel, Faial e Terceira, enquanto Flores regista um nível moderado. Para domingo, espera-se que o risco aumente para muito elevado em todas as ilhas, exceto Flores, que se mantém em risco elevado.

O IPMA também antecipou um aumento das temperaturas em grande parte de Portugal continental, podendo chegar a máximas entre os 22 graus em Aveiro e os 31 graus em Beja. As temperaturas mínimas irão variar entre 9 graus em Bragança e 16 graus nas zonas de Faro e Setúbal.

No arquipélago da Madeira, a previsão meteorológica inclui períodos de céu nublado e possibilidade de chuvas fracas, com temperaturas a oscilar entre 19 e 25 graus no Funchal e 18 a 23 graus em Porto Santo.

Quanto aos Açores, o fim de semana estará caracterizado por céu bastante nublado e possíveis chuvas fracas, com temperaturas entre 16 e 25 graus.

Dado o risco elevado de radiação, o IPMA recomenda que, para áreas com risco extremo, se deve evitar a exposição solar. Para risco muito elevado, aconselha o uso de óculos de sol com filtro UV, chapéu, t-shirt, guarda-sol e protetor solar, especialmente para crianças. Já nas regiões com risco elevado, sugere-se igualmente o uso de óculos de sol, chapéus e protetor solar.

Tags:
#ProteçãoSolar #RadiaçãoUV #AtençãoVerão