Descubra os principais acontecimentos económicos que moldam esta quinta-feira, 22 de maio, incluindo problemas nos aeroportos e inovações nos cartões sociais.
Os novos sistemas de controlo de fronteiras estão a provocar grandes dificuldades no Aeroporto de Lisboa. Viajantes provenientes de países fora da União Europeia estão a ser confrontados com longas filas de espera, com relatos de situações extremas, incluindo desmaios.
A Segurança Social anunciou que o Cartão Mais Pessoas, que foi implementado no início do ano, já beneficia "aproximadamente 39 mil pessoas em todo o território continental". Este cartão está destinado a facilitar a aquisição de bens alimentares para os beneficiários.
A cadeia de supermercados Mercadona, que já opera em mais de 60 localizações em Portugal, revelou hoje que vai abrir, em novembro, os seus primeiros estabelecimentos na capital, concretamente na Alta de Lisboa e na Quinta do Lambert, no Lumiar. Já a loja em Frielas, Loures, no mesmo distrito, estará disponível a partir de outubro.
Os trabalhadores do Metro de Lisboa, por sua vez, convocaram uma greve a partir de amanhã, afetando horas suplementares e eventos especiais, o que se refletirá na final da Liga dos Campeões de futebol feminino, programada para sábado, assim como nas festividades dos Santos Populares, segundo informações sindicais.
Outro tópico em destaque é a declaração sobre a carreira contributiva, que permitirá aos cidadãos conhecerem os seus descontos para a Segurança Social.