Descubra a parte da sua cozinha que pode estar cheia de germes e as melhores maneiras de a limpar de forma eficaz.
Quando chega o momento de fazer a limpeza, muitas pessoas concentram-se especialmente na cozinha e na casa de banho, dado que estas áreas são frequentemente associadas a uma elevada concentração de germes.
No entanto, há uma área na cozinha que merece mais atenção: o lava-louça. Embora utilizemos detergentes e sabonetes, este espaço continua a ser um foco de bactérias, alimentado pelos restos da louça suja, mãos e utensílios.
Mas como devemos proceder para garantir uma limpeza eficaz? Segundo o site Parade, citando a bióloga Shreya Patel, é fundamental limpar também o ralo do lava-louça.
Isto deve-se ao fato de que, mesmo que não seja visível, um biofilme – uma camada de bactérias agrupadas numa película gelatinosa – pode acumular-se no ralo.
Outro conselho importante é sobre a esponja que utiliza diariamente. Este utensílio é um verdadeiro viveiro de germes e deve ser devidamente higienizado. Para tal, pode colocá-la no micro-ondas durante um a dois minutos (desde que não contenha partículas de metal) ou lavá-la na máquina de lavar louça na prateleira superior, utilizando um programa de alta temperatura.