Economia

A Inflacção à Porta: Alimentos como Moeda de Troca nas Tarifas

há 2 dias

O presidente da IACA, José Romão Braz, alertou que a utilização de alimentos nas disputas tarifárias da UE pode levar a um aumento da inflação, durante a Conferência para a Competitividade.

A Inflacção à Porta: Alimentos como Moeda de Troca nas Tarifas

Durante a sétima Conferência para a Competitividade, organizada pela Federação das Indústrias Portuguesas Agroalimentares (FIPA) sob o tema "Alimentar a Economia", o presidente da Associação Portuguesa dos Industriais de Alimentos Compostos para Animais (IACA), José Romão Braz, expressou preocupações acerca das tarifas impostas pelos Estados Unidos.

"Se formos utilizar a comida nesta guerra tarifária, devemos estar preparados para a inflação. É um ponto que deve ser sublinhado", afirmou Braz, no Centro Cultural de Belém.

O líder da IACA sugeriu ainda que, em vez de recorrer a alimentos, seria mais sensato negociar com diferentes tipos de produtos, especialmente os tecnológicos. "Não sei se é necessário dar uma resposta imediata. Tal vez deveríamos considerar deixar o presidente dos EUA a falar um pouco sozinho", acrescentou.

Braz foi enfático ao criticar o uso de matérias-primas agrícolas como resposta às tarifas, considerando que tal postura é contraditória e contraproducente. "Estamos a adotar medidas que não fazem sentido ao usarmos as matérias agrícolas como retaliação”, disse.

O evento contou também com a presença do ministro da Agricultura e Pescas, José Manuel Fernandes, que, na sua intervenção de abertura, abordou a necessidade de rever a legislação da União Europeia, referindo que existem “disparates” que precisam de correção.

Tags:
#Inflação #TarifasComida #AgriculturaEuropa