Mundo

Síria celebra a suspensão das sanções americanas

há 4 horas

O Governo sírio expressou satisfação pela revogação das sanções dos EUA, considerando-a um passo importante para aliviar a crise económica agravada por anos de guerra civil.

Síria celebra a suspensão das sanções americanas

A República Árabe da Síria exprimiu hoje a sua alegria pela decisão do governo dos Estados Unidos de suspender as sanções que estavam em vigor há muitos anos, tendo um impacto significativo sobre o povo sírio. O ministro dos Negócios Estrangeiros da Síria afirmou que esta decisão representa "um passo positivo na direção correta" para mitigar as dificuldades económicas e humanitárias que o país enfrenta.

Na sexta-feira, o Departamento do Tesouro dos EUA anunciou oficialmente o levantamento das sanções, uma medida que tinha sido anunciada pelo Presidente Donald Trump durante a sua recente visita à Arábia Saudita, onde manifestou a intenção de "oferecer uma oportunidade de grandeza" às novas autoridades de Damasco.

O secretário do Tesouro, Scott Bessent, afirmou que o Tesouro e o Departamento de Estado estão a implementar autorizações que visam estimular novos investimentos na Síria. Veja-se que, paralelamente, o Departamento de Estado concedeu uma isenção a uma lei de 2020 que previa sanções rigorosas contra qualquer entidade que colaborasse com o regime anteriormente liderado por Bashar al-Assad, que foi destituído em dezembro por uma coalizão de forças islâmicas.

O Tesouro dos EUA sublinhou que as medidas fazem parte de um esforço mais abrangente para eliminar sanções impostas à Síria em resposta a abusos do regime de Assad.

O levantamento das sanções foi anunciado a 13 de maio pelo Presidente Donald Trump, visando apoiar o governo sírio dirigido pelo ex-líder jihadista Ahmad al-Charaa, cujas forças do Hayat Tahrir al Shar ficou responsável pela ofensiva que depôs Assad no final do ano passado.

A Síria, que enfrenta sanções internacionais desde 1979, viu essas restrições endurecidas após a repressão de protestos pró-democracia por parte de Bashar al-Assad em 2011, que resultaram no longo e devastador conflito que o país atravessa.

Tags:
#SíriaLivre #LevantaSanções #EsperançaRenovada