O sumo de cereja ácida é destacado por um gastroenterologista como essencial para manter um intestino saudável e reduzir a inflamação.
Ninguém gosta da sensação desconfortável de uma dor de estômago. Além de evitar episódios de gás ou náuseas, a preocupação com a saúde intestinal tem ganho relevo, especialmente face ao alarmante aumento dos casos de câncer do cólon entre os mais novos.
Nesse contexto, o gastroenterologista Joseph Salhab revelou a sua escolha diária para promover a saúde do intestino: o sumo de cereja ácida.
Num vídeo partilhado na plataforma TikTok, o Dr. Salhab sublinhou os benefícios desta bebida. "Este sumo é verdadeiramente especial, pois, apesar de ser um sumo, apresenta uma concentração elevada de antocianinas e polifenóis", afirmou. "Essas substâncias são utilizadas pelas bactérias intestinais para gerar compostos que combatem a inflamação no intestino".
Além disso, o médico referiu um estudo de 2019 na revista Nutrients que evidenciou que as "propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias" do sumo de cereja ácida contribuíram para a diminuição da pressão arterial sistólica e dos níveis de colesterol LDL em adultos com idades entre os 65 e 80 anos.
O Dr. Salhab também citou pesquisas recentes que examinam como o sumo de cereja ácida pode ajudar a mitigar a inflamação em indivíduos com doenças inflamatórias intestinais. Um estudo publicado este ano na revista Life demonstrou que, em pacientes com colite ulcerativa, a ingestão deste sumo duas vezes por dia resultou numa redução de 40% nos níveis de calprotectina, uma proteína associada à inflamação intestinal.