Para o próximo GP do Mónaco, os pilotos devem efetuar, obrigatoriamente, um mínimo de duas paragens nas 'boxes', visando intensificar a competição nas ruas de Monte Carlo.
O Grande Prémio do Mónaco, um dos eventos mais icónicos do Campeonato do Mundo de Fórmula 1, realiza-se no próximo domingo, às 14h00 (hora de Portugal Continental). Este ano, o evento traz uma nova regra que promete alterar a dinâmica da corrida.
Os pilotos serão obrigados a realizar, pelo menos, duas paragens nas 'boxes' durante a competição. Esta medida é implementada com o intuito de aumentar o nível de competitividade, uma vez que as ultrapassagens em Monte Carlo são notoriamente desafiadoras.
Bernie Collins, especialista em estratégias da Sky Sports, comentou a mudança: "Se a corrida ocorrer sem intervenções de 'safety cars', como aconteceu em 2021 e 2023, as paragens nas 'boxes' poderão tornar-se bastante intrigantes".
Ele acrescentou: "Se o tráfego for reduzido, devido a um aumento na performance dos carros, a estratégia de 'undercut' poderá ser mais efetiva. Historicamente, o tráfego gerado por longos estágios iniciais ou por condução lenta tem dificultado esta manobra. Portanto, será crucial que os pilotos monitorem de perto as jogadas dos seus concorrentes".