Kylian Mbappé tornou-se o novo detentor da Bota de Ouro ao marcar o seu 30.º golo na Liga espanhola, ultrapassando Viktor Gyökeres, que termina com 39 golos na I Liga.
O avançado francês Kylian Mbappé deu um passo decisivo na conquista da Bota de Ouro ao marcar o seu 30.º golo na Liga espanhola durante o jogo contra a Real Sociedad. Esta exibição levou Mbappé a somar um total de 60 pontos, superando o sueco Viktor Gyökeres, do Sporting, que terminou a sua prestação na I Liga portuguesa com 39 golos, o melhor registo desde os 42 do brasileiro Mário Jardel, em 2001/02.
Os golos de Gyökeres valeram-lhe 58,5 pontos, já que a I Liga portuguesa atribui apenas 1,5 pontos por golo. Com o campeonato já encerrado no último fim de semana, o jogador sueco não terá oportunidade de aumentar a sua contagem.
Mbappé, que marcou aos 38 minutos do jogo, na sequência de um penálti que ele próprio não converteu na primeira tentativa, assume agora o papel de favorito à Bota de Ouro, tendo mais dois golos do que o egípcio Mohamed Salah, do Liverpool.
Salah, escolhido como o melhor jogador da Premier League na época 2024/25, terá apenas um último jogo para somar mais golos, recebendo o Crystal Palace no domingo. Outras possibilidades, embora remotas, são os jogadores Robert Lewandowski, do FC Barcelona, e Mateo Retegui, da Atalanta, ambos com 25 golos, mas que também se encontram em situações difíceis para ultrapassar a contagem de Mbappé.
Harry Kane, que se sagrou campeão da Bundesliga pelo Bayern Munique, com 26 golos, ainda não terminou a sua competição, mas já não poderá igualar a sua marca da época passada.
A Bota de Ouro não é retida por jogadores da I Liga portuguesa desde que Jardel conquistou o prémio em 2001/02, tendo o troféu já sido ganho anteriormente por lendas do futebol português como Eusébio e Cristiano Ronaldo. Messi continua a ser o recordista, com seis conquistas no seu palmarés.