O Leganés cai para a segunda divisão espanhola apesar de derrotar o Valladolid. A vitória do Espanyol sobre o Las Palmas selou a despromoção da equipa de Madrid.
O Leganés foi relegado à segunda divisão do futebol espanhol, mesmo após triunfar sobre o Valladolid por 3-0 na última jornada da Liga. Esta despromoção teve como pano de fundo a vitória do Espanyol contra o já condenado Las Palmas (2-0).
Os catalães garantiram a sobrevivência na Liga, com golos de Puado, de penálti, aos 65 minutos, e Milla, aos 82. O Las Palmas, que contava com o português Dário Essugo em campo na sua despedida de La Liga, não conseguiu evitar a descida, terminando a competição com apenas 32 pontos e seis derrotas consecutivas.
O Leganés, que se despediu da primeira divisão após conquistar a promoção na temporada 2023/24, marcou através de Hernández (24), do jovem Diomande (36) e de Cruz (40). No entanto, com esta vitória, a equipa de Madrid ficou a um ponto da 'linha de água', relegando-se assim ao segundo escalão.
O Valladolid, que por sua vez, terminou a temporada com 12 derrotas consecutivas, vê-se na mesma situação de despromoção após uma época desapontante, acumulando apenas 16 pontos e apenas quatro vitórias.
Em outros jogos da jornada, o Celta de Vigo, Rayo Vallecano e Osasuna disputam as últimas posições que garantem acesso às competições europeias. O dia também viu o Real Madrid vencer a Real Sociedad com dois golos de Kylian Mbappé, enquanto o campeão FC Barcelona se prepara para fechar a época frente ao Athletic Bilbao.