País

Marcelo Rebelo de Sousa aguarda diálogos cruciais antes da formação do Governo

há 4 horas

O Presidente da República revelou que ainda são necessárias três conversas essenciais com PS, Chega e PSD antes da definição do novo Governo, prevendo que isso ocorra após 28 de maio.

Marcelo Rebelo de Sousa aguarda diálogos cruciais antes da formação do Governo

Na cidade do Porto, à entrada da Casa da Música, onde assistiu a uma apresentação da Orquestra Sinfónica do Porto, o Presidente Marcelo Rebelo de Sousa comentou sobre a formação do futuro Governo. Questionado acerca do seu estado de espírito após ter reunido com todos os partidos, o chefe de Estado revelou que faltam "ainda três conversas muito importantes".

Marcelo destacou a necessidade de dialogar com a nova liderança do Partido Socialista (PS), já que recentemente se encontrou com os saídos. "Agora é o momento de entender as intenções de quem pretende assumir a liderança", explicou. Além disso, sublinhou a importância de conversar com o Chega, que poderá ascender ao papel de principal partido da oposição, uma informação que se tornará clara apenas no dia 28 à noite. Por fim, enfatizou a inadequação de deixar de lado a conversa com o partido do primeiro-ministro, que também precisa de se informar sobre as posições dos restantes partidos.

"Assim, até 29 de maio, iremos aguardar os resultados provisórios de 28 e o posicionamento de quem almeja a liderança do PS, assim como a possível ascensão do Chega a segundo partido", acrescentou.

Face à insistência dos jornalistas sobre a possibilidade de encontrar uma solução de governabilidade, o Presidente preferiu não se precipitar, manifestando-se como um "otimista". "Acredito que há condições para isso, porque é o que realmente importa para o país", concluiu.

Tags:
#Governabilidade #DiálogosCruciais #FuturoPolítico