País

Legionella Identificada nas Estações de Beja e Cuba: Medidas de Precaução em Curso

há 8 horas

A presença da bactéria Legionella nas estações ferroviárias de Beja e Cuba levou à interdição temporária dos espaços, com a Infraestruturas de Portugal a agir para proteger a saúde pública.

Legionella Identificada nas Estações de Beja e Cuba: Medidas de Precaução em Curso

A bactéria Legionella foi recentemente identificada em algumas áreas das estações ferroviárias de Beja e Cuba, situadas no mesmo distrito, o que resultou na interdição temporária das instalações. A Infraestruturas de Portugal (IP) divulgou a informação hoje, salientando que a detecção ocorreu durante "ações de controlo" obrigatórias.

A empresa assegurou que, de forma imediata, foram tomadas as medidas necessárias para salvaguardar a saúde dos seus colaboradores e dos utentes. Entre as ações implementadas, destaca-se a suspensão do fornecimento de água, assim como a proibição da utilização de instalações sanitárias, chuveiros e copas.

Embora a IP não tenha especificado a data em que a bactéria foi detetada, afirmou que está a trabalhar para resolver a situação rapidamente. Está prevista uma "limpeza e desinfeção com aplicação de biocidas e choque químico das tubagens", a ser efetuada por uma empresa especializada contratada para o efeito.

Após essas intervenções, serão realizadas novas colheitas para análise a fim de garantir a segurança das instalações. A IP sublinhou que estas ações acontecerão com a periodicidade estipulada na legislação vigente e sempre que necessário, até que a situação esteja totalmente resolvida.

Até ao momento, não há registo de qualquer infeção entre colaboradores ou utentes das instalações, o que tem sido monitorizado pela empresa pública.

Importa recordar que a Legionella já havia sido detetada anteriormente, no final de novembro de 2024, provocando o fecho temporário das mesmas instalações por questões de precaução.

A bactéria Legionella é causadora da doença dos legionários, uma pneumonia grave que pode manifestar-se com sintomas como tosse seca, febre, dores musculares e dificuldades respiratórias, sendo potenciada pela inalação de gotículas de água contaminada. Apesar da gravidade da infeção, existem tratamentos disponíveis.

Tags:
#SaudePublica #Legionella #BejaCuba