Mundo

Guterres propõe visita do Papa Leão XIV à ONU para fortalecer colaboração

há 13 horas

O secretário-geral da ONU estendeu um convite ao novo Papa, reforçando a importância da parceria na defesa da dignidade humana num mundo agitado.

Guterres propõe visita do Papa Leão XIV à ONU para fortalecer colaboração

António Guterres, secretário-geral da ONU, contactou por telefone o Papa Leão XIV para congratulá-lo pela sua recente eleição e reiterar o seu compromisso em avançar com a colaboração entre a ONU e a Santa Sé. Segundo o comunicado do seu gabinete, Guterres expressou a importância de continuar o trabalho conjunto em temas como a dignidade humana, os direitos humanos, a paz e a justiça, especialmente num período global tão complexo.

Durante a conversa, Guterres fez um convite oficial a Leão XIV para que visite as Nações Unidas, que se situam em Nova Iorque, local natal do novo Papa. O secretário-geral manifestou o desejo de discutir, em pessoa, formas de promover valores comuns num "mundo conturbado".

É importante recordar que, no dia da eleição de Leão XIV, a 8 de maio, Guterres já havia mostrado a sua expectativa em colaborar com o novo Papa para fomentar "solidariedade" e "reconciliação", bem como construir um "mundo justo e sustentável para todos".

Após a eleição, Guterres tinha saudado a escolha do norte-americano Robert Francis Prevost, destacando a relevância espiritual do momento para milhões de católicos e a importância de se fortalecer a luta por paz, justiça social e dignidade humana em tempos desafiantes.

Com a sua herança de cooperação com a Santa Sé, que remonta ao mandato de Papa Francisco, Guterres sublinhou ainda que a diversidade de crenças e culturas deve reunir as pessoas em torno do objetivo comum da paz global.

O novo Papa, Leão XIV, natural de Chicago e também peruano, pertence à Ordem de Santo Agostinho e sucede ao Papa Francisco, que faleceu a 21 de abril aos 88 anos.

Tags:
#PazGlobal #Solidariedade #CooperaçãoInternacional