A Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto apresenta o seu primeiro veículo elétrico autónomo, fruto de dois anos de trabalho da equipa Fórmula Student, destacando-se em competições internacionais.
A Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) irá revelar o seu primeiro veículo elétrico de condução autónoma, denominado FS FEUP 02, na próxima sexta-feira. Este projeto ambicioso é resultado de dois anos de intensos esforços e trabalho colaborativo, sucedendo à apresentação do FS FEUP 01 em 2023, um carro de corrida elétrico que era operado por um piloto e que já conquistou notoriedade em competições europeias.
A FS-FEUP, criada em 2021, é uma iniciativa de estudantes dos cursos de Engenharia Mecânica, Gestão Industrial, Eletrotécnica, entre outros, que se dedicam à concepção, fabrico e competição de veículos. O novo protótipo, segundo os responsáveis, é uma excelente oportunidade para estimular o talento dos estudantes envolvidos.
Miguel Damião, chefe da equipa, destaca que "a Formula Student não é apenas um desporto automóvel, mas sim uma plataforma de formação para engenheiros e profissionais. Muitos alunos que passam pela FS-FEUP transitam depois para posições de destaque a nível internacional."
O FS FEUP 02 já foi amplamente reconhecido, tendo vencido em 2024 na Suíça, em todas as categorias a que se apresentou, incluindo "Engineering Design Event" e "Cost and Manufacturing Event". Além disso, obteve o segundo lugar na competição do Reino Unido, realizada no icónico Autódromo de Silverstone, e dominou as provas na Formula Student de Castelo Branco, alcançando o primeiro lugar geral.
A apresentação oficial do FS FEUP 02, designada 'Rollout', irá ocorrer na sede da FEUP, às 17:00 de sexta-feira, contando com a presença de empresas apoiantes, parceiros institucionais, bem como familiares e amigos dos estudantes que contribuíram para a criação deste inovador modelo.