A Destatis anúncia uma revisão em alta do PIB da Alemanha, que agora cresce 0,4% em vez de 0,2%, impulsionado pela robustez da produção industrial e exportações em março.
A agência federal de estatística alemã, a Destatis, anunciou uma revisão do crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) do país para o primeiro trimestre, elevando-o de 0,2% para 0,4%. Esta correção foi justificada pela presidente da agência, Ruth Brand, que destacou a "evolução económica surpreendentemente boa em março".
Segundo Brand, "a produção industrial e as exportações apresentaram resultados que superaram as expectativas". Desde o terceiro trimestre de 2022, período em que o PIB cresceu 0,6%, que a economia alemã não exibia um crescimento trimestral tão expressivo.
No entanto, a perspectiva para o futuro não é tão brilhante. A maioria dos analistas indicam uma estagnação da economia em 2025. Vários institutos de pesquisa económica prestigiados, incluindo o Conselho Consultivo de Economistas do Governo, também conhecido como os "cinco sábios", e o ministério federal da Economia, partilham deste sentimento de cautela.
O Instituto Ifo, com sede em Munique, tem uma visão mais optimista e antecipa um pequeno crescimento para 2025. Caso se concretizem as previsões de estagnação, isso significaria que a economia alemã completaria três anos sem crescimento.