As inscrições para a 10.ª edição do Concurso Prémio José Augusto Alegria decorrem até 11 de julho. O evento acontece em Évora entre 18 e 20 de julho, culminando com um concerto ao vivo.
A Associação Eborae Mvsica anunciou que as inscrições para a 10.ª edição do Concurso para Jovens Intérpretes -- Prémio José Augusto Alegria 2025, nas disciplinas de canto e clarinete, estão abertas até ao próximo dia 11 de julho. O concurso terá lugar em Évora, de 18 a 20 de julho, com os laureados a atuarem numa gala marcada para o dia 20 de julho, às 21h00, no emblemático Convento dos Remédios.
Esta competição é uma oportunidade para jovens talentos, tanto nacionais como estrangeiros, mostrarem o seu potencial artístico. O prémio homenageia o cónego José Augusto Alegria, conhecido pela sua significativa obra musical, focada no legado da 'Escola de Música da Sé de Évora' dos séculos XVI e XVII.
O concurso visa não só promover o estudo e a performance musical, mas também fomentar a apreciação pela arte, o intercâmbio de experiências e a divulgação da obra do seu patrono.
No que diz respeito à modalidade de canto, podem candidatar-se alunos de música e jovens artistas em início de carreira, com idades entre os 18 e os 32 anos, considerando-se a data de 01 de agosto de 2025 para a elegibilidade.
Para a modalidade de clarinete, as candidaturas são possíveis em três faixas etárias: até aos 15 anos, até aos 18 anos, e até aos 25 anos, com as idades também referidas a 01 de agosto de 2025.
Os vencedores do primeiro lugar em canto e no terceiro escalão de clarinete recebem um prémio de mil euros, acompanhados pela oportunidade de um concerto no XXVII Ciclo de Concertos Música e Outras Artes nos Claustros 2026, em Évora.
Prémios adicionais serão atribuídos aos segundos e terceiros classificados em ambas as categorias, bem como um prémio especial para a melhor interpretação de uma canção portuguesa. O júri é liderado pelo conceituado Benoît Gibson, contando ainda com a participação de Liliana Bizineche e Sandra Medeiros para canto, e Luís Gomes e Mário Vinagre para clarinete.
Os intérpretes contarão com o acompanhamento ao piano de Yan Mikirtumov. Para mais informações sobre regulamentos e prémios, a Associação disponibiliza todos os detalhes na sua página oficial.
Este evento é organizado pela Eborae Mvsica em colaboração com a Câmara Municipal e a Universidade de Évora.