Economia

Aumento de custos à vista para compras online: nova taxa da UE

há 1 dia

A Comissão Europeia prepara-se para implementar uma taxa de dois euros sobre encomendas de plataformas como Shein e Temu, afetando milhões de consumidores.

Aumento de custos à vista para compras online: nova taxa da UE

Se costuma fazer compras em plataformas como a Shein ou a Temu tenha atenção: está em vias de pagar mais pelos seus artigos. A Comissão Europeia está a preparar-se para introduzir uma taxa de dois euros que será aplicada a essas encomendas.

Esta informação foi revelada pelo Financial Times, que indica que a nova taxa irá incidir sobre as milhões de encomendas que chegam principalmente da China. De acordo com o mesmo jornal, mais de noventa por cento dos pacotes importados para a União Europeia têm origem chinesa.

Em 2024, o espaço europeu recebeu aproximadamente 4,6 mil milhões de encomendas, com mais de 90% desses artigos a provirem da China, muitos dos quais estavam isentos das regras de concorrência leal.

O comissário europeu para o Comércio, Maros Sefcovic, refere que esse tipo de encomendas tem gerado uma "enorme carga" de trabalho para os funcionários da alfândega. Além disso, a Comissão Europeia expressa preocupações em relação à conformidade de certos produtos, que podem não estar em conformidade com as normas europeias e representar riscos para a segurança dos consumidores.

Importa também notar que esta decisão da Comissão Europeia alinha-se com a recente política dos EUA, que eliminou isenções para produtos até 800 dólares. Com a proposta da UE, será igualmente abolida a isenção existente, que atualmente se limita a 150 euros.

Tags:
#NovaTaxa #ComprasOnline #SheinTemu