Marcelo Rebelo de Sousa conclui a primeira ronda de audiências com partidos parlamentares na formação do novo Governo, recebendo o PAN e o JPP.
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, efectuará na sexta-feira a audição do PAN às 15:30 e do JPP às 16:30, marcando o fim da primeira ronda de encontros com os partidos que conquistaram representação parlamentar nas recentes eleições legislativas antecipadas.
Estas audiências têm como objectivo discutir a formação do novo governo, sendo que o Presidente já indicou que volta a ouvir os três principais partidos - PSD, PS e Chega - na próxima semana, assim que forem anunciados os resultados relativos aos círculos eleitorais da emigração.
O ciclo de audiências teve início na segunda-feira com o PSD, PS e Chega, tendo seguido com a IL e o Livre na quarta-feira, e mais tarde com o PCP, CDS-PP e BE.
De acordo com o art. 187.º, n.º 1 da Constituição, o primeiro-ministro é nomeado pelo Presidente, após consulta dos partidos na Assembleia e considerando os resultados eleitorais.
A coligação AD (PSD/CDS-PP), liderada por Luís Montenegro, triunfou nas eleições de domingo, obtendo 32% dos votos e 89 deputados, mas sem a maioria absoluta. O PS, em segundo lugar com 23,38%, e o Chega, que ficou em terceiro com 22,56%, ambos têm 58 deputados. O quarto lugar foi para a IL com 5,53% e 9 representantes, seguido pelo Livre com 4,2% e 6 deputados.
A CDU elegeu 3 deputados, enquanto o BE, o PAN e o JPP conquistaram 1 deputado cada um, tendo este último obtido 0,34% dos votos a nível nacional.