Na próxima quarta-feira, a irmã gémea de Mónica Silva prestará depoimento como testemunha de acusação no julgamento do homicídio da sua irmã, que está a ser conduzido em tribunal de Aveiro.
A irmã gémea de Mónica Silva será ouvida na próxima quarta-feira como testemunha de acusação no julgamento do homicídio da sua irmã, que se realiza em sessões fechadas no Tribunal de Aveiro. A informação foi revelada pelo advogado Falé de Carvalho, que representa os filhos menores da vítima, após a quarta sessão do processo.
De acordo com o advogado, o depoimento da irmã gémea é considerado crucial pela família, visto que "era a pessoa com quem Mónica partilhava os seus desabafos diários". Durante a audiência de hoje, o tribunal de júri ouviu ainda dois vizinhos de Fernando Valente, o arguido, que reside no mesmo prédio onde se alegadamente ocorreu o crime, segundo a acusação do Ministério Público.
Falé de Carvalho também manifestou a intenção de contestar o testemunho de um homem que foi contratado pela família de Francisco Valente para limpar o apartamento envolvido no caso. Este testemunha terá dado uma versão distinta daquela que apresentou ao Ministério Público, especialmente no que diz respeito à profundidade da limpeza realizada. “Referiu que fez uma limpeza geral, mas não tão intensiva como se havia mencionado”, declarou o advogado.
O julgamento, a decorrer sem a presença de público e jornalistas, é assim marcado pela decisão da juíza de resguardar a dignidade da vítima e dos seus familiares, particularmente os seus filhos.
Fernando Valente, que manteve uma relação amorosa com Mónica Silva, está a ser acusado de homicídio qualificado, aborto, profanação de cadáver, entre outros crimes. O arguido, sob prisão domiciliária desde a sua detenção pela Polícia Judiciária em novembro de 2023, é suspeito de ter assassinado Mónica e o feto que ela carregava a 3 de outubro de 2023, visando evitar a responsabilidade da paternidade.
Segundo a acusação, Valente terá desfeito do corpo de Mónica na madrugada de 4 de outubro, ocultando-o de forma a que não fosse encontrado até a presente data.