O Presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, instou a população a participar nas eleições regionais e legislativas, sublinhando a importância do voto para a paz e a estabilidade do país.
No dia das eleições regionais e legislativas da Venezuela, Nicolás Maduro apelou à população para que exerçam o seu direito de voto, enfatizando a frase "pela paz e pela vida". O Presidente classificou este domingo como "um dia abençoado para eleições democráticas e livres" através de uma mensagem audio disseminada pela VTV, a televisão estatal.
Maduro destacou que os cidadãos irão escolher "governadores" para 24 estados, bem como "285 deputados da Assembleia Nacional" e 24 conselhos legislativos. "Aqueles que votam têm a capacidade de escolher quem irá governar o seu Estado e a sua Assembleia Nacional, responsável por legislar em defesa do povo e da soberania nacional, promovendo a paz e a estabilidade interna, além da recuperação económica e prosperidade para todos", afirmou o líder venezuelano, incentivando também que o voto seja feito “em família” e em conjunto com a comunidade.
Estas eleições ocorrem dez meses após as polémicas presidenciais de julho, nas quais a principal oposição, agrupada na Plataforma Democrática Unida (PUD), denunciou irregularidades e proclamou Edmundo González Urrutia como vencedor. Por seu lado, a líder da oposição, María Corina Machado, incentivou os venezuelanos a não participarem, considerando estas eleições uma “farsa” e “uma armadilha”.
A situação criou uma nova divisão na oposição, sendo que um grupo minoritário, liderado por Henrique Capriles, Juan Requesens e Manuel Rosales, decidiu participar nas eleições, desconsiderando a posição da PUD quanto a este processo.