O tenista português Henrique Rocha fez história ao garantir o seu lugar no quadro principal de Roland Garros, após uma disputa intensa contra o francês Luca Van Assche.
Hoje, o jovem tenista Henrique Rocha, de 21 anos, celebrou a sua estreia no quadro principal de um torneio do Grand Slam, ao vencer o francês Luca Van Assche na terceira ronda da fase de qualificação de Roland Garros, em Paris.
O atleta portuense, que ocupa a terceira posição no ranking nacional e 201.º no ranking ATP, enfrentou um verdadeiro teste de resistência contra o gaulês, que se encontra no 179.º lugar do ranking ATP. A partida, que se desenrolou ao longo de três horas e dois minutos, foi decidida em três sets com os parciais de 6-3, 6-7 (1-7) e 7-5.
Henrique, que no ano passado saiu da competição na fase de qualificação, mostrou uma evolução notável este ano, ao garantir duas vitórias antes de um encontro que teve momentos de alta tensão e alternância entre os jogadores. Depois de ter vencido o primeiro set, quebrando o serviço do adversário três vezes, o jovem tenista encontrou-se em dificuldades no segundo set, onde após ter recuperado de uma desvantagem de 2-5, não conseguiu impedir a vitória de Van Assche, levando o jogo para um terceiro e decisivo set.
No set final, porém, Rocha apresentou-se mais robusto e, com uma performance sólida, triunfou ao fechar o jogo no 12.º jogo do set, consolidando a sua presença no quadro principal. Ele junta-se assim a Nuno Borges e Jaime Faria na competição de singulares, enquanto Francisco Cabral representará Portugal na prova de pares.